Onda de calor na Europa

Papa reza pelos atingidos por tempestades e incêndios na Grécia e Itália

Onda de calor que atinge a Europa tem causado eventos extremos; em mensagem aos países, Papa pede esforços diante do desafio das mudanças climáticas

Da Redação, com Vatican News

Foto tirada em 27 de julho de 2023 mostra bombeiros tentando apagar as chamas dos incêndios florestais que afetam a Grécia / Foto: Latin America News Agency via Reuters Connect

O Papa Francisco expressa sua proximidade às pessoas que estão sofrendo com os eventos extremos destes dias e com a onda de calor que está atingindo a Europa. Grécia e Itália, em especial, tem sofrido com incêndios e tempestades. Em ambos os casos, o Papa abençoa os esforços dos bombeiros e das equipes de resgate e pede “esforços corajosos para enfrentar o desafio das mudanças climáticas e proteger a Criação de forma responsável”.

Leia também
.: Julho é o mês mais quente da história, afirmam climatologistas

O carinho e preocupação do Pontífice se fazem sentir por meio de dois telegramas enviados aos presidentes das conferências episcopais de ambos os países. A mensagem é assinada pelo secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, e foi divulgada pela Santa Sé nesta sexta-feira, 28.

A Dom Petros Stefànou, da Grécia, a solidariedade de Francisco em virtude dos incêndios causados pela onda de calor. Cardeal Parolin diz que o Papa está “profundamente preocupado com a ameaça à vida e os danos causados pelos incêndios espalhados em várias partes da Grécia, e não apenas lá”.

Esforços diante das mudanças climáticas

O Pontífice assegura orações pelas pessoas afetadas e para que Deus abençoe os esforços dos bombeiros envolvidos na emergência. “Que os riscos à nossa Casa comum, exacerbados pela atual crise climática, estimulem todas as pessoas a renovar seus esforços para cuidar do dom da criação, em prol das gerações futuras”, afirma o texto.

Também na mensagem ao Cardeal Matteo Maria Zuppi, da Itália, o Papa transmite sua proximidade afetuosa às populações afetadas pelos temporais e incêndios. Tais fenômenos, frisa o telegrama, evidenciam a necessidade de fazer esforços corajosos e perspicazes para enfrentar o desafio das mudanças climáticas e proteger responsavelmente a Criação.

Por fim, o Papa invoca conforto para aqueles que estão sofrendo as consequências de “desastres tão graves” e manifesta apreço por aqueles que “generosamente forneceram ajuda, particularmente os bombeiros”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo