Convite de oração foi feito pela Secretaria Geral do Sínodo às Igrejas dos cinco continentes; Santuário de Aparecida também se uniu à iniciativa
Da redação, com Vatican News
“Hoje, na conclusão do mês de maio, se rezará nos santuários marianos de todo o mundo pelo próximo Sínodo dos Bispos. Peçamos à Virgem Maria que acompanhe com a sua proteção materna esta importante etapa do Sínodo”, foi a mensagem do Papa Francisco em seu segundo tweet neste 31 de maio.
Da Europa, África, Ásia e América Latina, elevam-se orações especiais pelos trabalhos da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos que se realizará em Roma de 4 a 29 de outubro. O tema deste sínodo será “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.
Aqui no Brasil, o Santuário Nacional de Aparecida anunciou que está unido a este pedido do Papa Francisco. E em todas as Santas Missas celebradas nesta quarta-feira no Santuário a oração pelo Sínodo será a motivação principal.
O convite para este dia de oração foi feito pela Secretaria Geral do Sínodo às Conferências Episcopais, aos Sínodos das Igrejas Orientais católicas e aos Santuários Marianos. A proposta é organizar celebrações e momentos de meditação e oração. Para esta iniciativa, chamada “Com a Bem-Aventurada Virgem Maria rumo à XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos”, foi criado o site: https://www.synodresources.org/31may2023/.
Acompanhar com as orações
Também as comunidades paroquiais, em acordo com o próprio bispo, estão envolvidas nesta jornada. O objetivo é conscientizar o povo de Deus sobre a importância do processo sinodal e exortar os fiéis a acompanhá-lo com suas orações.
No último domingo, 28, no Regina Coeli, o Papa Francisco também convidou a rezar à Virgem Maria para que acompanhe a próxima etapa do Sínodo “com sua proteção materna”, lembrando que “estão previstos momentos de oração nos santuários marianos de todo o mundo em apoio aos preparativos da próxima Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos”.
As adesões das Conferências Episcopais
Entre as várias Conferências Episcopais participantes na iniciativa, destacam-se a italiana, a romena, a da Malásia-Cingapura-Brunei e a alemã, que se reúnem para um solene pontifical, às 10h, na Basílica de Kevelaer. Unem-se também bispos da Noruega, Finlândia, Islândia, Dinamarca, Suécia, Índia e os da Nicarágua, que aceitaram com grande entusiasmo o convite da Secretaria Geral do Sínodo, estabelecendo que em todas as paróquias seja celebrado um intenso dia de oração, animada por diversos grupos e realidades paroquiais, como sinal de comunhão e sinodalidade.
Também se reza pelo Sínodo no Togo e na Espanha, onde os bispos propõem um Rosário especial no qual os Mistérios têm uma intenção específica ligada ao processo sinodal, enquanto na Eslovênia, a Diocese de Celje ofereceu breves inspirações de oração extraídas dos textos sinodais e da Palavra de Deus.
Na França, o momento com o Rosário meditado é às 20h na Basílica de Nossa Senhora de Fourvière em Lyon, mas celebrações também foram organizadas na Suíça, na Bósnia e Herzevogina e em muitos outros países. Muitos subsídios, livrinhos, orações, recursos litúrgicos e brochuras em diferentes idiomas compartilhados no portal do Sínodo que podem ser baixados e usados como textos guia.
Encontros de oração nos grandes santuários marianos
“Maria, a Mãe de Deus, está sempre conosco no caminho sinodal, porque é também ‘Mãe da Igreja’; mãe de todos aqueles que são companheiros e discípulos de seu filho. Cada vez que nos sentimos perdidos, confusos ou hesitantes no caminho, basta olharmos para Ela que nos indica o caminho”, lê-se no documento “Por uma espiritualidade da sinodalidade”. O texto foi elaborado pela Comissão de Espiritualidade do Sínodo, que foi escolhido como reflexão para a proposta mariana sinodal, acolhida também em vários santuários.
Entre os locais de culto indicados pelo portal do Sínodo, destaca-se o de Fátima, em Portugal, onde, às 18h30 (hora local), na Capelinha das Aparições, está agendada uma oração especial do Terço, também transmitida em canais de rádio e televisão; o de Nossa Senhora de Czestochowa, na Polônia; o de Knock, na Irlanda, que oferece diversas comemorações.
Em Malta, os bispos escolheram o Santuário de Ta’ Pinu, na Diocese de Gozo, para rezar juntos, enquanto nas Filipinas, 26 santuários marianos nacionais e basílicas menores rezam simultaneamente, liderados pelo santuário internacional de Nossa Senhora da Paz e da Boa Viagem. No México, o Santuário de Maria Desatadora dos Nós em Cancun reza pelo Sínodo durante todo o dia de hoje.