Em mensagem divulgada neste sábado, 8, em sua conta oficial no twitter, Francisco destacou a humildade e a pequenez
Da redação

Papa Francisco /Foto: Daniel Ibanez – CNA
A humildade e a pequenez estiveram no centro da mensagem divulgada pelo Papa Francisco neste sábado, 8, em sua conta oficial no twitter (@pontifex_pt). O Santo Padre escreveu:
“O Senhor faz maravilhas com os pequeninos, com aqueles que não se consideram grandes, mas que dão a Deus muito espaço na vida. Ele derrama a Sua misericórdia sobre aqueles que confiam n’Ele e eleva os humildes”.
Nesta quinta-feira, 6, na oração mariana do Angelus da Solenidade da Epifania, o Pontífice também frisou a humildade. Na ocasião, o Papa reforçou: “Sem humildade não encontraremos o Senhor”.
Deus revela seu mistério aos humildes
Em novembro de 2016, durante celebração na Casa Santa Marta, Francisco afirmou que o Mistério da Salvação é revelado aos “pequeninos”, não aos inteligentes e aos sábios.
O Papa explicou que somente os “pequeninos”, são capazes de entender plenamente o sentido da humildade, o sentido do temor de Deus, porque caminham diante do Senhor, sentem que o Senhor lhes dá a força para ir avante. Esta é a verdadeira humildade.
Viver a humildade, segundo o Papa, a humildade cristã, é ter este temor do Senhor que não é medo, mas é: “Tu és Deus, eu sou uma pessoa, eu vou avante assim, com as pequenas coisas da vida, mas caminhando na Tua presença e buscando ser irrepreensível”.
“A humildade é a virtude dos pequeninos, a verdadeira humildade, não a humildade um pouco teatral, não, aquela não. A humildade de quem dizia: ‘Eu sou humilde, mas orgulhoso de sê-lo’. Não, aquela não é a verdadeira humildade. A humildade do pequenino é aquela que caminha na presença do Senhor, não fala mal dos outros, olha somente para o serviço, se sente o menor. Ali está a força”, disse na ocasião.
Fazer-se pequenino para encontrar Jesus
No Natal daquele mesmo ano (2016), o Santo Padre convidou os fiéis a deixarem de lado pretensões insaciáveis para reencontrar na simplicidade de Deus o sentido da vida.
O sinal para sempre encontrar Jesus, segundo o Papa, está na simplicidade da cena do seu nascimento. É preciso fazer-se pequenino para encontrar Jesus, destacou Francisco naquela homilia.