Auxílio

ACN mobiliza ajuda de emergência para o Haiti após terremoto

Entidade já está em contato com a Igreja local para avaliar onde reside a maior necessidade imediata

Da Redação, com ACN

Terremoto no Haiti deixou pelo menos 1300 mortos / Foto: Divulgação ACN

A Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) expressou sua solidariedade em oração ao Haiti e aprovou imediatamente um pacote de ajuda emergencial para o país. A população foi afetada por um grave terremoto de magnitude 7,2 no sábado, 14.

Até o momento, um total de mais de 1.300 pessoas perderam suas vidas e pelo menos 5.700 ficaram feridas. As informações prévias são da agência de proteção civil haitiana nesta segunda-feira, 16.

O presidente executivo da ACN, Thomas Heine-Geldern, comentou a situação. Ele destaca o cenário de conflitos políticos no país desde 2019 e o recente assassinato do presidente Jovenel Moïse. O país sofre uma onda de violência e sequestros, além de notícias sobre seca e falta de água que já colocaram a população rural em pobreza profunda.

“Além de tudo isso, o terremoto de sábado submeteu milhares de famílias a uma situação pior do que todas as outras. As pessoas estão em choque total”, comentou Heine-Geldern.

Contato com a Igreja local

A ACN está em contato com a Igreja local nas dioceses mais gravemente afetadas, a fim de avaliar onde reside a maior necessidade imediata. Mais detalhes serão decididos nos próximos dias.

“O terremoto, cujo epicentro foi a cerca de 160 km da capital, afetou principalmente o sul do país, especialmente as dioceses de Les Cayes, Anse-á-Veau e Jeremie. O terremoto interrompeu a única via de acesso a Jeremie, de modo que temos menos informações sobre esta parte da ilha. Mas sabemos que também foi gravemente afetado”, disse Heine-Geldern.

“Ao mesmo tempo, estamos aliviados em poder informar que nossos parceiros do projeto negaram certos rumores, como o que foi divulgado em alguns meios de comunicação, de que o bispo de Les Cayes, o Cardeal Chibly Langlois, foi gravemente ferido e enterrado sob os escombros. A casa do bispo em Les Cayes foi totalmente destruída, mas o próprio Cardeal conseguiu escapar a tempo”, afirmou Heine-Geldern.

O presidente da ACN falou ainda do grande esforço da Igreja para dar sinais de esperança às pessoas em sua situação desesperadora. E por isso mesmo, a entidade não há de abandonar esta Igreja que luta para apoiar o seu povo.

“Estamos consternados com a notícia do furacão que se aproxima da costa. Pedimos a todos que orem pelo país, orem por todos aqueles que perderam seus entes queridos, aqueles que foram feridos e aqueles que perderam tudo. Que Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Padroeira e Protetora do Haiti, traga-lhes todo o apoio e consolo”, conclamou o presidente executivo da ACN.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo