Santuário de Fátima divulgou, hoje, mensagem de seu reitor por ocasião da peregrinação que se aproxima
Da Redação, com Santuário de Fátima
Rezar pelo fim da pandemia e pela paz no mundo. Esse é o convite do reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, em uma mensagem divulgada nesta sexta-feira, 7, às vésperas da Peregrinação Internacional Aniversária de maio.
Essa peregrinação volta a ser celebrada com peregrinos no Recinto de Oração, mas ainda com restrições. Será permitida a participação de 7.500 peregrinos, um número menor do que o que seria desejado, diz o sacerdote.
“Como sabeis, ainda não adquirimos os níveis de vacinação que nos permitam encarar com tranquilidade esta pandemia, que nos vai surpreendendo sempre. Não é por isso, ainda, o tempo de nos juntarmos todos”, recorda.
Esperança sempre
Padre Carlos lembra ainda que a mensagem de Fátima foi deixada por Nossa Senhora em um contexto também difícil. Na época, era tempo de guerra, doença e privação, mas a mensagem aos pastorinhos foi de esperança: o bem triunfará.
Apesar do sofrimento, os santos Francisco e Jacinta Marto nunca desistiram de acreditar e se confiar a Deus, frisa o sacerdote. São, portanto, modelo para os fiéis hoje.
“O vírus que nos atormenta e nos afasta da possibilidade de celebrarmos a nossa fé não pode ser mais forte de que a esperança, a certeza e a alegria de nos sentirmos amados por Deus.”
O tema das peregrinações
Este ano, as seis peregrinações internacionais aniversárias, de maio a outubro, têm por base o tema do Ano Pastoral: “Louvai o Senhor, que levanta os fracos”.
“Façamos da fragilidade uma oportunidade para recuperar a verdade e a autenticidade da nossa fé, e confiemos a nossa fragilidade a Nossa Senhora, que é mãe e protetora”, desafiou o sacerdote. Ele pediu ainda que ninguém se deixe “abater pelo desânimo”.
“Os que não puderem vir, acendam uma vela e rezem conosco na vossa igreja, na vossa casa, ligados a Fátima, e unidos a Nossa Senhora em oração. A oração restitui o conforto e ajuda a vencer os medos. Juntos rezaremos pelo fim da pandemia e pela paz no mundo”, disse ainda.
O sacerdote concluiu falando da esperança de que os dias mais difíceis irão passar e logo será possível o reencontro na Cova da Iria.
Medidas de segurança
Para a peregrinação, o Santuário segue com as medidas de segurança na pandemia, em articulação com as autoridades. Em todas as celebrações, é obrigatório o uso de máscara, o distanciamento físico e a higienização das mãos.
Neste domingo, 9, a lotação já será limitada a 7500 peregrinos na missa das 11h, no Recinto de Oração. Haverá pessoas acolhendo os peregrinos disponibilizando álcool gel e indicando os lugares para onde devem seguir. No total, serão 80 pessoas envolvidas, entre funcionários do Santuário e voluntários.
Os espaços ao longo do Recinto estão assinalados por círculos e em cada um poderão ficar apenas peregrinos que pertençam ao mesmo agregado.