Na segunda-feira, 16, faleceu o cardeal Henryk Roman Gulbinowicz, arcebispo emérito da arquidiocese de Wrocław
Da redação, com Vatican News
A Conferência Episcopal da Polônia, por meio da sua conta twitter, publicou o comunicado da morte do cardeal Henryk Roman Gulbinowicz, aos 97 anos, arcebispo emérito de Wrocław.
O cardeal nasceu em 17 de outubro de 1923 em Sukikes, na arquidiocese de Vilnius, e recebeu a ordenação sacerdotal em 1950. Em janeiro de 1970, ele foi nomeado administrador apostólico de Vilnius para o território incluído nas fronteiras políticas polonesas. No mesmo ano, em 8 de fevereiro, recebeu a ordenação episcopal e seis anos mais tarde, janeiro de 1976, foi nomeado arcebispo de Wrocław. No Consistório de 25 de maio de 1985 foi criado cardeal e em 3 de abril de 2004 renunciou ao governo pastoral da arquidiocese.
Dez dias atrás, o cardeal polonês foi atingido por medidas emitidas pela Santa Sé, após uma investigação realizada contra a sua pessoa por assédio, atos homossexuais e colaboração com o então Serviço de Segurança.
Em particular, as decisões disciplinares incluíram a “proibição de participar de qualquer celebração ou reunião pública, proibição de usar a insígnia episcopal, proibição de serviço fúnebre e sepultura na catedral”.