Monsenhor Gallagher e o ministro das Relações Exteriores da China se reuniram em Munique
Da redação, com Vatican News
Na sexta-feira, 14, à margem da Conferência sobre Segurança em Munique, na Alemanha, realizou-se um encontro entre o secretário das Relações com os Estados da Santa Sé, monsenhor Paul Richard Gallagher, e o conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da República Popular Chinesa, Wang Yi. Há 70 anos, não se realizava um encontro oficial do gênero.
Segundo a Santa Sé, na ocasião, foram evocados os contatos entre as duas partes, que evoluíram positivamente no tempo. Em especial, evidenciou-se a importância do Acordo Provisório sobre a nomeação dos bispos, assinado em 22 de setembro de 2018, renovando o desejo de prosseguir o diálogo institucional em nível bilateral para favorecer a vida da Igreja Católica e o bem do povo chinês.
“Expressou-se apreço pelos esforços que estão sendo realizados para debelar a epidemia de coronavírus e solidariedade à população atingida. Por fim, fez-se votos por uma maior cooperação internacional a fim de promover a convivência civil e a paz no mundo e houve uma troca de considerações sobre o diálogo intercultural e os direitos humanos”, lê-se no comunicado divulgado pela Santo Sé.
Sobre a epidemia de coronavírus, na quarta-feira passada, ao final da Audiência Geral, o Papa Francisco expressou a sua proximidade ao povo da República Popular Chinesa, dirigindo uma oração pelos chineses que padecem desta doença. “Que encontrem o caminho da cura o mais rápido possível”, expressou o Pontífice.