Encontro com os bispos foi último compromisso da viagem do Papa Francisco à Irlanda
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
Antes de concluir sua viagem à Irlanda, o Papa Francisco se encontrou neste domingo, 26, com os bispos do país, encorajando-os em momentos desafiadores. Francisco pediu que eles perseverem como arautos do Evangelho e trabalhem e rezem pela reconciliação e a paz entre todos os membros da família irlandesa.
Acesse
.: Íntegra do discurso do Papa
Francisco pontuou que um tema presente em sua visita à Irlanda foi a necessidade da Igreja reconhecer e remediar os erros do passado referentes à proteção das crianças e adultos vulneráveis. E observou que, nos últimos anos, os bispos do país empreenderam percursos de purificação e reconciliação com as vítimas dos abusos, bem como medidas para garantir a segurança dos jovens.
“Nestes anos, todos nós tivemos de abrir os olhos para a gravidade e a extensão do abuso sexual em diferentes contextos sociais. Na Irlanda, como noutros lugares, a honestidade e a integridade com que a Igreja decide enfrentar este capítulo doloroso da sua história pode oferecer um exemplo e um apelo a toda a sociedade”, afirmou.
Leia também
.: Papa preside Missa de encerramento do Encontro Mundial das Famílias
O Papa também falou aos bispos sobre o desafio da transmissão da fé, situando o Encontro Mundial das Famílias, que acaba de ser realizado no país, como uma grande esperança e encorajamento de que as famílias estão cada vez mais conscientes do seu papel insubstituível na transmissão da fé.
Com relação aos transtornos dos últimos anos, Francisco disse que eles colocaram à prova a fé tradicionalmente forte do povo irlandês, mas também deram a oportunidade para uma renovação interior da Igreja na Irlanda. “Certamente, o forte sentido missionário enraizado na alma do vosso povo inspirar-vos-á sendas criativas para testemunhar a verdade do Evangelho e fazer crescer a comunidade dos crentes no amor de Cristo e no zelo pelo crescimento do seu Reino”.
“Por fim, no espírito da comunhão eclesial, peço-vos que continueis a fomentar unidade e fraternidade entre vós e, juntamente com os líderes doutras comunidades cristãs, a trabalhar e rezar fervorosamente pela reconciliação e a paz entre todos os membros da família irlandesa”, acrescentou o Pontífice.
Com esse encontro, Francisco encerrou sua viagem à Irlanda. Ainda hoje ele deve chegar a Roma, às 23h (hora local, 19h em Brasília).