Emmanuel Macron recebeu título de proto-cônego de honra do Capítulo da Basílica de São João de Latrão, em Roma
Da redação, com Reuters e Santa Sé
O presidente francês Emmanuel Macron e sua esposa Brigitte se encontraram com o papa Francisco nesta terça-feira, 26, no Vaticano.
A visita de Macron ocorre em um momento de intensas tensões entre a Itália e a França sobre a crise dos migrantes, enquanto a UE se prepara para uma tensa reunião de cúpula no final desta semana.
Na audiência, recordou-se as boas relações bilaterais entre a Santa Sé e a França e a contribuição das religiões para a promoção do bem comum do país, com particular referência ao empenho da Igreja.
Francisco e Macron também falaram de questões globais de interesse partilhado, como a proteção do ambiente, as migrações e o compromisso em nível multilateral para a prevenção e resolução dos conflitos, especialmente em relação ao desarmamento. O encontro abordou ainda algumas situações de conflito, particularmente no Oriente Médio e na África, bem como uma reflexão conjunta sobre as perspectivas do projeto europeu.
O Papa recebeu Macron em uma audiência privada pela manhã. Na parte da tarde, o presidente francês tomará posse do título de proto-cônego de honra do Capítulo da Basílica de São João de Latrão, em Roma, tradição que remonta ao século 15.