Tratativas que começarão no dia 19 de março serão oportunidade de benefício mútuo para Canadá e Mercosul
ANSA
Os representantes do Mercosul e o ministro de Comércio Internacional do Canadá, François Philippe Champagne, anunciaram nesta sexta-feira, 9, negociações “abrangentes” para um acordo comercial.
As tratativas foram divulgadas durante uma reunião em Assunção, no Paraguai, que teve a presença dos ministros das Relações Exteriores Aloysio Nunes (Brasil), Jorge Marcelo Faurie (Argentina), Eladio Loizaga (Paraguai) e Rodolfo Nin Novoa (Uruguai), além do ministro brasileiro da Indústria, Marcos Jorge de Lima.
Segundo nota conjunta, o início das negociações representa um “passo significativo” em direção ao “aprofundamento” das relações entre os dois lados. “Os ministros ressaltaram a oportunidade que um acordo de livre comércio amplo, inclusivo e comercialmente significativo representa para o benefício mútuo do Canadá e do Mercosul”, diz o comunicado.
Leia também
.: Brasil sedia encontro de Chefes de Estado do Mercosul
Além disso, os ministros defenderam a “liberalização comercial” e a “abertura dos mercados”, um dia depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter sobretaxado importações de alumínio em 10% e de aço em 25%. “O Mercosul e o Canadá procurarão negociar temas como acesso a mercados de bens e de serviços, trabalho, meio ambiente, comércio e gênero, micro, pequenas e médias empresas, entre outros”, diz a nota.
A primeira rodada de negociações ocorrerá na semana de 19 de março. Atualmente, o Mercosul também tenta fechar um acordo de livre comércio com a União Europeia, mas as tratativas estão travadas devido a divergências sobre questões agropecuárias.