Por conta dos Jogos Olímpicos de Inverno, Coreia do Sul propõe convite à vizinha do Norte para enviar delegação aos jogos
Da redação, com Ansa
A Coreia do Sul propôs uma reunião, que acontecerá em 9 de janeiro, com a Coreia do Norte a fim de debater uma possível participação de uma delegação norte-coreana nos Jogos Olímpicos de Inverno.
Os Jogos Olímpicos serão disputados em Pyeongchang, entre os dias 9 e 25 de fevereiro. De acordo com o ministro sul-coreano para a Unificação, Cho Myoung-gyon, a decisão de se reunir com Pyongyang é uma “resposta” à declaração de fim de ano feita pelo líder do país vizinho, Kim Jong-un, no dia 31 de dezembro (1º de janeiro no Brasil).
A mensagem do ditador norte-coreano manteve o tom árduo contra os Estados Unidos e dizia ter o desejo de enviar uma delegação esportiva ao evento. “Esperamos que Sul e Norte sentem e discutam a participação do Norte nos Jogos e as maneiras para melhorar as ligações intercoreanas de maneira franca”, acrescentou o ministro.
Saiba mais
.: Estados Unidos e a Coreia do Sul realizam exercícios aéreos conjuntos de larga escala
Na nota enviada à imprensa, o presidente Moon Jae-in convida os Ministérios para a Unificação e do Esporte “a dar andamento, rapidamente, às medidas para reiniciar uma diálogo Norte-Sul” sobre a participação da delegação norte-coreana. Moon ainda afirmou, durante sua primeira reunião de Gabinete em 2018, que “uma melhoria das relações não pode ser separado” das questões nucleares.
Após o anúncio, a China informou que “acolhe de maneira positiva” as mensagens de diálogo entre os dois líderes da península coreana. “Isso é uma boa coisa. Pequim apoia qualquer esforço eficaz no melhoramento das relações”, disse em coletiva de imprensa o porta-voz do Ministério da Relações Exteriores, Geng Shuang.
Se o encontro, de fato, ocorrer, ele será realizado na cidade de Panmunjon, conhecida como a “cidade da trégua”.