Francisco rogou a Deus por misericórdia aos mortos e conforto aos que sofrem com a tempestade tropical nas Filipinas
Da redação, com Boletim da Santa Sé e ANSA
Após o Ângelus deste domingo, 24, Papa Francisco rezou pelas vítimas da tempestade tropical nas Filipinas. Nomeada como “Tembin”, o fenômeno natural que passou pela ilha de Mindanau, a segunda maior das Filipinas, no Sudeste Asiático, já contabiliza mais de 200 mortos.
“Desejo (…) assegurar minhas orações à população da ilha de Mindanau, nas Filipinas, atingida por uma tempestade que causou inúmeras vítimas e destruição. Deus, dê a bem-aventurança misericordiosa das almas dos mortos e conforta os que sofrem com essa calamidade”, pediu o Santo Padre.
Equipes de resgate ainda buscam cerca de 150 desaparecidos, e há aproximadamente 70 mil pessoas desalojadas. As mortes foram provocadas sobretudo por deslizamentos de terra e inundações.
Das 200 vítimas, 135 morreram no norte de Mindanau; 47, na península de Zamboanga; e 18, na província de Lanao do Sul. Nas primeiras horas da manhã, a tempestade Tembin, que nas Filipinas é chamada de “Vinta”, se deslocou para oeste, rumo ao Vietnã, com ventos de até 120 quilômetros por hora.
Ao final de sua prece, o pontífice pediu a todos orações aos que padecem nos locais atingidos pelo “Tembin”. “Oremos por essas pessoas”, concluiu.