Pe. João Mometti é missionário italiano e mora a 40 anos na Amazônia
Da redação, com Rádio Vaticano
Numa região onde a água é tão abundante, porque não utilizá-la para saciar a fome de seus habitantes? Construir tanques de água para o cultivo de arroz e a criação de peixes.
A ideia é do missionário italiano Pe. João Mometti, incardinado na Arquidiocese de Belém do Pará. Depois de 40 anos morando na Amazônia, o sacerdote realizou o projeto:
“A essência do projeto é salvar a Amazônia. Sem derrubar uma árvore, nós podemos produzir alimentos para todos os nossos pobres. O módulo é: fazer um tanque mais ou menos de um hectare; um canal de 10 metros dentro do tanque para colocar os peixes. Na plana, colocamos o arroz, para fazermos 3 colheitas por ano, arroz bem alto. No canal, colocamos 10 mil alivinos, como tambaqui, por exemplo, que em um ano fica de 2,5kg e até 3kg. O pirarucu fica com 15 kg, a carpa 6kg”.
O Padre ressalta o estudo que já foi feito na área financeira:
“Já fizemos um plano econômico. Para cada família, daríamos 50 mil reais e em um ano, o projeto produz 130 mil. Não existe no mundo um projeto que dê lucro imediato como este”, garante.
O sacerdote acredita que o projeto pode ajudar os pobres e a reduzir a fome.