Com categoria 4

Furacão Irma chega aos Estados Unidos após devastar o Caribe

Na Flórida, o furacão já causou alagamentos e fortes chuvas

Da redação, com agências

O furacão Irma, após deixar um rastro de danos na região do Caribe, chegou neste domingo, 10, pela manhã, à Flórida, nos Estados Unidos, causando alagamentos e fortes chuvas. As autoridades, que já haviam previsto os estragos que o furacão causaria, classificaram-no com categoria 4, com ventos acima de 220 km/h.

 

Imagem de satélite do Furacão Irma passando por Cuba. Foto: Nasa

De acordo com emissoras norte-americanas, mais de 700 mil pessoas já estão sem energia elétrica por todo o estado e 10 mil voos foram cancelados.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trum, em comunicado oficial, pediu para que as pessoas deixem suas casas e se protejam imediatamente. “Os objetos e as casas podem ser reconstruídos, mas as vidas não”, afirmou. “A Guarda Costeira americana, o FEMA [o órgão federal para a gestão de emergências] e todas as pessoas corajosas dos serviços federal e estatal estão prontas. O Irma está chegando. Que Deus proteja a todos”, disse Trump.

Embaixadas à disposição

O presidente do Brasil, Michel Temer, colocou a rede de embaixadas e consulados brasileiros em “estado de alerta” para prestar todo o apoio necessário aos brasileiros afetados pelo furacão Irma.

O presidente falou a respeito em uma postagem na rede social Twitter. “Estou acompanhando com preocupação a chegada do furacão Irma à Flórida. Minha solidariedade à comunidade brasileira e a todos os afetados. Coloquei nossa rede de embaixadas e consulados em estado de alerta para prestar todo o apoio necessário aos brasileiros afetados”, afirmou Temer.

Cuba

Ainda uma tempestade categoria 5 quando chegou a Cuba, nas primeiras horas de sábado, 9, o Irma enfraqueceu ligeiramente enquanto passou pela costa norte da ilha, derrubando cabos de energia, curvando palmeiras e causando grandes ondas.

A velocidade máxima dos ventos caiu para aproximadamente 215 quilômetros por hora na manhã de sábado, disse o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, sigla em inglês), colocando-o como uma perigosa tempestade categoria 4, o segundo maior nível. 

A destruição na costa norte de Cuba foi parecida com a que foi vista em outras ilhas do Caribe ao longo da última semana. O Irma passou pela província de Ciego de Avila por volta da meia-noite.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo