Mensagem foi enviada por ocasião da 132ª Convenção anual da Ordem dos Cavaleiros de Colombo, que termina nesta quinta-feira nos Estados Unidos
Rádio Vaticano
“A fé nos ensina que a Igreja é chamada a ser uma comunidade de irmãos e irmãs que se aceitam, cuidam uns dos outros e servem como fermento de reconciliação e unidade para toda a família humana”. É o que diz o Papa Francisco em mensagem assinada pelo secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, e dirigida aos Cavaleiros de Colombo. O texto foi enviado por ocasião da 132ª Convenção anual da Ordem, evento que termina nesta quinta-feira, 7, nos Estados Unidos.
O tema escolhido nesta última edição foi: “Serão todos irmãos: a nossa vocação à irmandade”. Uma vocação que, conforme destaca a mensagem, a Ordem soube seguir desde as origens, no fim do século XIX. A fidelidade dos Cavaleiros aos “ideais de fé, irmandade e serviço” não somente assegurou a contínua vitalidade da Ordem, mas também contribuiu e continua a contribuir com a missão da Igreja em todos os níveis.
A carta elogia ainda o compromisso dos Cavaleiros “em contrastar as tentativas de limitar a religião à esfera puramente pessoal, na defesa do papel que esta tem na sociedade e no encorajar os fiéis leigos na missão de fazer com que a sociedade seja reflexo da verdade de Cristo”.
Como esclareceu o Papa Francisco, na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, “a terra é a nossa casa comum e todos somos irmãos” e, como consequência, “ninguém pode exigir que releguemos a religião para a intimidade secreta das pessoas, sem qualquer influência na vida social e nacional, sem nos preocuparmos com a saúde das instituições da sociedade civil, sem nos pronunciar sobre os acontecimentos que interessam aos cidadãos”.
Por fim, é expressa uma grande satisfação pelo apoio dos Cavaleiros ao próximo Sínodo extraordinário sobre a família, em outubro, e ao Encontro Mundial para as Famílias, previsto para 2015 na Filadélfia. “A família, de fato, é a primeira mestra daquela irmandade que une e constrói a sociedade sobre os sólidos alicerces do respeito recíproco, da justiça, da misericórdia e da verdade”.
Sobre a Ordem
Os Cavaleiros de Colombo é uma associação que nasceu, nos Estados Unidos, em 1882, por iniciativa do sacerdote católico Michael McGivney. Ele quis fundar uma sociedade católica que pudesse socorrer os mais necessitados, o que a tornou a mais numerosa associação católica do mundo, com mais de 1 milhão e 800 mil membros.