Na catequese, Papa reflete sobre o dom da ciência

Francisco convidou fiéis a pedirem dom da ciência para entender que a criação é o mais belo presente de Deus para a humanidade

Da Redação, com Rádio Vaticano

papa_catequese

Como de costume, Francisco saúda fiéis antes da catequese / Foto: L’Osservatore Romano/Rádio Vaticano

Em sua catequese desta quarta-feira, 21, ainda sobre os dons do Espírito Santo, Papa Francisco concentrou-se no dom da ciência, também chamado de dom do conhecimento. O Pontífice explicou que este dom é algo especial que nos leva a entender, por meio da criação, a grandeza e o amor de Deus e sua relação profunda com cada criatura.

Acesse
.: Catequese com o Papa Francisco – 21/05/14
.: Catequeses sobre os outros dons: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, piedade, temor de Deus

Para as mais de 70 mil pessoas reunidas na Praça São Pedro, Francisco disse que a ciência que vem do Espírito Santo não se limita ao conhecimento humano. Esse dom ajuda o homem a não correr o risco de se considerar o senhor da criação, pois esta foi entregue por Deus.

“O dom da ciência nos coloca em profunda sintonia com o Criador e nos faz participar da clareza do seu olhar e do seu juízo”, disse o Papa. Ele acrescentou que esse dom também ajuda a olhar as pessoas e as realidades sabendo reconhecer seus limites e sua orientação para Deus. “Tudo isso é motivo de serenidade e paz, fazendo de nós Suas jubilosas testemunhas”.

O Pontífice recordou que há uma predileção de Deus pelo ser humano, que está acima até mesmo dos anjos. Essa predileção, porém, implica em uma responsabilidade, que é proteger a natureza. Nesse ponto, Francisco advertiu que proteger a criação não é se apropriar dela, pois esta é um presente de Deus para o homem. “Quando destruímos a criação, destruímos o sinal do amor de Deus”.

Ele contou, por fim, um episódio que viveu no meio rural com um senhor simples, que plantava flores. Este senhor lhe disse que era preciso proteger as coisas belas que Deus deu, pois o Senhor perdoa sempre, o homem perdoa de vez em quando, mas a natureza não perdoa jamais.

“Isto deve nos fazer pensar e pedir ao Espírito Santo o dom, o dom da ciência para entender bem que a criação é o mais belo presente de Deus. Ele fez tantas coisas boas para a melhor coisa que é a pessoa humana”.

”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo