Santo Padre indicou a oração, a caridade e o louvor como caminhos para uma boa preparação para o Natal
Da Redação, com Rádio Vaticano
Preparar-se para o Natal com a oração, a caridade e o louvor é manter o coração aberto para deixar-se encontrar pelo Senhor que tudo renova. Este foi o convite feito pelo Papa Francisco, na Missa celebrada, nesta segunda-feira, 2, na Casa Santa Marta. A homilia insere-se no tempo litúrgico do Advento, iniciado, neste domingo, 1º de dezembro.
Francisco recordou que, nestes dias, se inicia um novo caminho de Igreja rumo ao Natal. Trata-se de ir ao encontro do Senhor, pois o Natal, como enfatizou o Papa, não é somente uma recorrência temporal ou uma recordação de algo belo.
“O Natal é mais! Nós vamos por este caminho para encontrar o Senhor. O Natal é um encontro! E nós caminhamos para encontrá-Lo com o coração, com a vida, encontrá-Lo vivo, como Ele é, encontrá-Lo com fé”.
Francisco concentrou-se ainda no exemplo do oficial romano descrito no Evangelho do dia, destacando a sua fé, a qual maravilhou Jesus. A partir da fé, não só o oficial romano encontrou Deus, mas foi encontrado por Ele.
“Quando nós somente encontramos o Senhor, somos nós – entre aspas, digamos – os patrões deste encontro, mas quando nós nos deixamos encontrar por Ele, Ele entra em nós e refaz tudo, porque Sua vinda significa a chegada de Cristo, Aquele que refaz tudo, refaz o coração, a alma, a vida, a esperança, o caminho”.
Ao longo de todo esse processo, o Papa ressaltou a importância de manter o coração aberto para que Deus encontre o homem e lhe diga o que for preciso. Desta forma, Francisco falou, por fim, de alguns comportamentos que ajudam neste caminho rumo ao Natal.
“A perseverança na oração, o trabalho na caridade fraterna, a aproximação um pouco mais daqueles que precisam e a alegria no louvor do Senhor. Então, a oração, a caridade e o louvor, com o coração aberto, para que o Senhor nos encontre”.