Elemosineiro significa “aquele que dá esmolas”. No Vaticano, a função é responsável pelo departamento de auxílio material aos necessitados.
Da redação, com Rádio Vaticano
O Papa Francisco recebeu nesta quarta-feira, 18, o bispo recém ordenado, Dom Konrad Krajewski, e seus familiares. A audiência aconteceu por ocasião de recente ordenação episcopal do religioso polonês. Dom Krajewski, também assumiu o cargo de Elemosineiro do Papa, do latim, “aquele que dá esmolas”.
O bispo cuidará do departamento de auxílio material aos necessitados e concederá a Bênção Apostólica, por escrito, em nome do Santo Padre aos que solicitarem. Anteriormente, Dom Krajewski exercia a função de Cerimoniário Pontifício.
Além da audiência de hoje, Francisco já havia felicitado o novo bispo durante a Ordenação, que no último dia 11. O Papa participou da cerimônia de sagração episcopal apenas junto aos bispos, sacerdotes e demais concelebrantes. O rito foi presidido pelo presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, Cardeal Giuseppe Bertello.
Na homilia, o Cardeal Bertello evocou as palavras do próprio Papa Francisco durante sua visita ao centro Astalli para refugiados, recordando que servir significa “curvar-se diante de quem se encontra necessitado e estender-lhe a mão, como Jesus se curvou para lavar os pés dos apóstolos”.