"A via venezuelana ao socialismo" é o programa do presidente Hugo Chávez, que ontem, em Caracas, comunicou oficialmente um novo mandato de seis anos, após um período ininterrupto, iniciado em 1999. O novo mandato do presidente venezuelano, que prestou juramento na Assembléia Nacional, em Caracas, vai até 2013.
O fim do limite para as reeleições consecutivas, entretanto, permitiria que ele permanecesse no cargo por décadas. Durante a cerimônia, a presidente da Assembléia Nacional, Cilia Flores, anunciou que dará ao presidente "poderes extraordinários" para que ele possa governar por decreto, atendendo a um pedido feito por Chávez na segunda-feira .
O presidente anunciou que, com tais poderes, pretende aumentar o controle do Estado sobre a atividade petrolífera e também da extração de gás. "Devemos recuperar o controle de todas as associações estratégicas (para exploração de gás e petróleo) na faixa do Rio Orinoco", disse.
Hugo Chávez também enfatizou em seu discurso o anúncio de apontar poderes especiais para nacionalizar setores como a telefonia e a energia.