Entrevista - INPE

Pesquisador do INPE explica o intenso período de chuvas

Cidades de todo o Brasil já decretaram estado de emergência em decorrência da inundações provocadas por chuvas. O Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro registrou na quinta-feira, que 26 cidades decretaram estado de emergência, procedimento necessário para que o governo federal libere os recursos de ajuda ao Estado.

A cidade de Auriflama, no interior de São Paulo, está em estado de emergência por causa das fortes chuvas que atingiram o município neste mês. Pelo menos 11 famílias ficaram desalojadas após um deslizamento de terra que atingiu três residências na última quinta-feira.

O balanço da Defesa Civil de São Paulo aponta que há 384 pessoas desabrigadas no Estado. Desde o dia 1º de dezembro, esse número já chegou a 400. As chuvas provocaram cinco mortes e deixaram três feridos. O levantamento aponta que 70 municípios foram atingidos por enchentes no período.

Em entrevista à Canção Nova, Carlos Nobre, Pesquisador Titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais comenta sobre as mudanças climáticas que têm ocorrido no Brasil

1- A que se deve esse período intenso de chuvas que tem causado estragos em tantas cidades?

Clique para ouvir a resposta

2- O Inpe prevê que este transtorno ainda continue por mais esta semana?

3- O Brasil vem passando por sérias mudanças climáticas. Explique para nós como isto vem acontecendo.

4- Essas mudanças climáticas tem alguma causa específica?

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo