"Não tenham medo de ser os primeiros em simpatia, estima e amor por toda forma de vida humana", foi a exortação de Dom Antonio Augusto dos Santos Marto, Bispo de Leiria – Fátima em Portugal, que neste domingo em Fátima, concelebrou junto a 11 bispos e a um grande número de sacerdotes uma missa pela vida, quando a Igreja está em frente em forte campanha contra a despenalização do aborto naquele País.
Como refere a France press, a missa se realizou por ocasião de dois dias de peregrinação com o tema “Acolher a Vida como um Dom de Deus” há quatro semanas do referendo sobre a despenalização da interrupção voluntária da gravidez. Dom Marto definiu o aborto como uma praga social, com conseqüência de uma visão materialista que reduz o conceito de Vida Humana a um produto biológico.
Em seguida, o prelado disse compreender o drama vivido por muitas mulheres que decidem abortar, porém, reforçou ele, não se resolve um drama com outro drama, que consiste na destruição de uma vida que está apenas começando.