Secretário de Estado americano afirma que cessar-fogo pode acontecer nos próximos dias, mas não se deve esperar mudanças imediatas com o acordo
Da Redação, com Rádio Vaticano em italiano
O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, anunciou um novo acordo provisório para a trégua na Síria; o cessar-fogo pode acontecer nos próximos dias. A violência não cessa no país. O Estado Islâmico reivindicou os atentados em Damasco e em Homs que no domingo, 21, mataram ao menos 146 pessoas, além de deixar mais de 180 vítimas, segundo fontes locais.
Os ataques de ontem em Damasco e Homs estão entre os episódios mais sangrentos dos cinco anos da guerra civil síria. O primeiro atentado, conduzido com dois carros-bomba, atingiu o distrito pró-governo de Zahraa, em Homs. Poucas horas depois, um bairro xiita a sudeste de Damasco foi atingido por três explosões. Os massacres ocorreram em um bairro da capital, onde há um santuário xiita importante.
Leia também
.: Presidente do MSF Itália comenta ataques a hospitais na Síria
.: Putin e Obama acertam cooperação para implementar acordo sobre a Síria
Atos de violência também foram registrados a leste de Aleppo; 50 jihadistas foram mortos pelas tropas do governo, apoiados por ataques aéreos russos. Neste contexto de guerra chegou, no mesmo dia, o anúncio de Kerry sobre o cessar-fogo provisório a ser implementado nos próximos dias.
Kerry afirma, porém, que não se deve esperar mudanças imediatas e que, nos próximos dias, os presidentes Obama e Putin vão discutir mais detalhes sobre o acordo. Moscou e Washington deveriam mediar, respectivamente, com Irã e o regime de Damasco de um lado e, do outro, com rebeldes sírios reconhecidos pela comunidade internacional.