Porta-voz do Vaticano, padre Frederico Lombardi, comenta atividades do Papa Francisco
Rodrigo Luiz
Enviado especial aos Estados Unidos
Na noite desta quinta-feira, 24, o porta-voz da Santa Sé, padre Frederico Lombardi, encontrou jornalistas na Sala de Imprensa preparada para cobertura da visita do Papa Francisco a Nova York.
Viagem histórica
O primeiro aspecto ressaltado por padre Lombardi foi o discurso no Congresso dos Estados Unidos. “Francisco foi o primeiro Papa a discursar para o Congresso Norte-americano”, ressaltou. O porta-voz ressaltou o clima muito positivo e amigável do evento. “Todo mundo estava muito feliz, foi uma atitude muito positiva”, disse.
Em relação aos gestos espontâneos do Santo Padre como a benção concedida no jardim do Congresso, Lombardi explicou que tratou-se de uma atitude religiosa e de confiança em Deus e de alguém que está a serviço do Senhor. “Eu não esperava que o Papa daria uma benção naquele evento. Um belo gesto de Francisco de envolver os que não acreditam em Deus”, referindo ao pedido do Papa para os que não creem em Deus desejarem coisas boas.
O tema da imigração e da pena de morte abordado no Congresso nesta visita histórica também foi lembrado por jornalistas. Padre Lombardi disse que esses temas são de interesse global e não apenas problemas dos Estados Unidos.