Episcopado brasileiro

Papa nomeia bispo coadjutor para Alto Solimões (AM)

Padre Adolfo Zon Pereira, nomeado por Francisco, é espanhol mas trabalha há 21 anos como missionário no Brasil

Da Redação, com Rádio Vaticano

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 27, um novo bispo coadjutor para a diocese de Alto Solimões (AM). Trata-se do padre Adolfo Zon Pereira, até então pároco da Paróquia Santa Rosa de Lima em Abaetetuba (PA). O sacerdote também era ecônomo regional dos Xaverianos do Norte do Brasil.

Padre Adolfo é espanhol, mas desde 1993 trabalha como missionário no Brasil. Ele será coadjutor de Dom Alcimar Caldas Magalhães, OFM Cap., amazonense, que é bispo nesta diocese desde 1990.

Nascido em 23 de janeiro de 1956 em Ourense, na Espanha, padre Adolfo estudou filosofia, teologia e doutrina social da Igreja. No ministério sacerdotal, já exerceu diversas funções. No Brasil, por exemplo, ele já foi vice-superior regional dos Xaverianos, além de ter atuado também como professor de Doutrina Social da Igreja no Instituto Regional de Formação Presbiteral, em Belém do Pará.

Sobre a diocese

A Prefeitura Apostólica de Alto Solimões foi erigida em 1910 pelo Papa Pio X, desmembrada da Diocese do Amazonas. Em 1950, o Papa Pio XII a elevou à categoria de Prelazia. Passou a ser Diocese em 1991, por decisão do Papa João Paulo II.

Desde a sua criação, a diocese de Alto Solimões sempre esteve aos cuidados pastorais de membros da Ordem Franciscana Menor, Capuchinhos.

A Sé Episcopal é a Catedral Santos Anjos da Guarda, em Tabatinga. Possui uma Co-Catedral, a de São Paulo Apóstolo, em São Paulo de Olivença, no estado do Amazonas.
O território da diocese é de 169.000 km², organizado em 8 paróquias.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo