Dom Józef Wesolowski havia sido suspenso do seu serviço há cerca de um ano após graves acusações contra ele
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
A primeira instância do processo canônico de julgamento do ex-Núncio Apostólico na República Dominicana, Dom Józef Wesolowski, foi concluída nesses dias junto à Congregação para a Doutrina da Fé com uma sentença de condenação à demissão do estado clerical. A informação foi dada, nesta sexta-feira, 27, em comunicado oficial emitido pelo boletim da Santa Sé.
Há cerca de um ano, Dom Wesolowski foi suspenso do seu serviço como núncio na República Dominicana devido às graves acusações movidas contra ele, referentes aos abusos sexuais contra menores.
Segundo consta no comunicado do Vaticano, o acusado tem, agora, dois meses para recorrer da decisão. O procedimento penal, nos organismos judiciários vaticanos, prosseguirá assim que a sentença canônica for definitiva.
Por fim, sobre algumas notícias divulgadas recentemente nos meios de comunicação, nota-se que, até agora, Dom Wesolowski usufruiu de uma relativa liberdade de movimento enquanto esperava que a Congregação para a Doutrina da Fé verificasse o fundamento das acusações movidas contra ele.
Tendo em vista a sentença agora pronunciada pelo Dicastério, serão adotadas todas as providências adequadas à gravidade do caso.
Em outubro do ano passado, o Papa Francisco nomeou Dom Jude Thaddeus Okolo como novo núncio apostólico na República Dominicana.
Leia mais
.: Papa Francisco institui comissão de proteção a vítimas de pedofilia
.: Dom Tomasi responde questionamentos sobre tortura e pedofilia
.: Vaticano apresenta na ONU relatório sobre combate à pedofilia
.: Papa diz que abusos sexuais são “imensos sofrimentos” para Igreja
.: Abusos sexuais contra menores: Vaticano publica orientações