Congo se aproxima do "sim" para nova constituição favorável à paz

O “sim” está na frente no referendo para a aprovação da nova Constituição. “É a resposta civil e pacífica da população local aos muitos anos de violência e ofensas”, afirma pe. Apollinaire Malu Malu, missionário.

Prevê-se uma clara vitória do “sim” no referendo sobre a Constituição na República Democrática do Congo (RDC), segundo os primeiros resultados oficiais, com 1/3 das urnas apuradas.

De acordo com o Presidente da Comissão eleitoral independente, os resultados indicam até o momento que 78,47% dos eleitores se pronunciaram a favor do projeto da Constituição, que prevê um sistema presidencial em um Estado unitário fortemente descentralizado.

Se o “sim” vencer, o referendo será seguido pela adoção de uma lei eleitoral que permitirá a realização de eleições políticas até 30 de junho de 2006. A aprovação do projeto marcaria o fim de uma delicada fase de transição iniciada em 2003, depois de uma guerra de cerca de 5 anos, que envolveu seis países vizinhos e que causou mais de três milhões de mortos.

A Comissão eleitoral não precisou quando serão anunciados os resultados definitivos do referendo, a primeira votação livre e democrática depois de 40 anos de ditadura e de conflitos.

Missionários no país afirmam que “a esmagadora vitória do “sim” nas províncias orientais é uma resposta civil e pacífica da população local aos muitos anos de violências e ofensas”.

“Isso é também mérito da Igreja e das associações da sociedade civil, que mantiveram a chama da esperança acesa durante os períodos mais difíceis e desempenharam uma campanha essencial de informação sobre o referendo”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo