Combate à corrupção

Autoridade de Informação Financeira da Santa Sé firma nova parceria

A Autoridade de Informação Financeira (AIF), da Santa Sé, assinou nesta quarta-feira, 4, um “Protocolo de Intenção”, com a instituição alemã, Zentralstelle für Verdachtsmeldungen des Bundeskriminalamtes (BKA). O documento foi assinado no Vaticano, pelo  presidente da  AIF,  Cardeal Attilio Nicora e pelo diretor da BKA, Michael Dewald.

O Protocolo de Intenção é uma prática padrão, que formaliza a cooperação e a troca de informações financeiras, entre autoridades competentes dos países envolvidos, com o objetivo de combater a  lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo.

O Documento é redigido com base no modelo predisposto pela Egmont Group, organização mundial da Unidade de Informação Financeira e contém cláusulas de reciprocidade, segredo e utilização das informações.

“Este Protocolo de Intenção reforça o papel da AIF em âmbito internacional e integra ulteriormente a Santa Sé e o Estado Cidade do Vaticano no compromisso global coordenado, no combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo” – declara em nota, o Diretor da AIF

A AIF tornou-se membro do Egmont Group em julho deste ano e,  nos últimos meses,  firmou  Protocolos de Intenção com as Unidades de Informação Financeira dos Estados Unidos, da Bélgica, da Itália, da Espanha, da Eslovênia e dos Países Baixos.

 “A assinatura de hoje evidencia as nossas frutíferas relações e tornará mais fácil os nossos esforços conjuntos”, destaca Dom  Attilio Nicora. O presidente diz ainda, que estão  previstas assinaturas de outros Protocolos no decorrer dos próximos meses.

A AIF é a autoridade competente da Santa Sé e do Estado Cidade do Vaticano para a luta contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo. Foi instituída por Bento XVI em 2010.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo