O Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, da Santa Sé, enviou nesta semana dez mil euros à população das Filipinas, em solidariedade às vítimas do tufão Hayan.
“O fundo vai financiar projetos de reconstrução, a longo prazo, das áreas marítimas afetadas, quando após as primeiras semanas de emergência, a vida voltar ao "normal", assinala o comunicado do organismo Vaticano.
Além desta doação, o Pontifício Conselho deu início a uma campanha para recolher doações para a segunda parte do projeto de reconstrução. As doações podem ser feitas por meio de depósitos bancários e as informações obtidas pelo e-mail: aosinternational@migrants.va.
No comunicado, o Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes revela que vários Centros de Apostolado do Mar, disponibilizaram cartões telefônicos e acesso gratuito à internet para que marinheiros filipinos possam se comunicar com as suas famílias.
"Muitos dos nossos capelães celebraram Missas em sufrágio dos defuntos e têm ajudado os marinheiros a dar sentido a tanta devastação e sofrimento", assinala documento.
A ONU estima que mais de 660 mil pessoas ficaram desabrigadas após a passagem do tufão e o número de mortos, ainda incerto, deve ultrapassar os três mil.