A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi recebida neste sábado, 28, pelo Papa Francisco, no Vaticano. Segundo o presidente da Conferência, Cardeal Raymundo Damasceno, o Pontífice falou sobre a formação do clero e a evangelização da Amazônia. Francisco reiterou o combate contra a exploração do território.
Antes da audiência, o presidente, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, o vice-presidente, Dom José Belisário da Silva, e o secretário, Dom Leonardo Ulrich Steiner, concelebraram a Missa da manhã, presidida pelo Papa na Casa Santa Marta.
No discurso feito aos bispos do Brasil, no dia 27 de julho, durante sua visita ao Brasil, Francisco disse que considera a Amazônia relevante não somente para o caminho atual e futuro da Igreja no Brasil, mas para toda a estrutura social.
"A Igreja está na Amazônia não como aqueles que têm as malas na mão para partir depois de terem explorado tudo o que puderem", disse Francisco, acrescentando que “desde o início a Igreja está presente na Amazônia com missionários, congregações religiosas e lá continua ainda presente e determinante no futuro daquela área”.
A Comissão Episcopal para a Amazônia, presidida pelo Cardeal Cláudio Hummes, atendendo à solicitação do Papa, promove de 28 a 31 de agosto, em Manaus, o primeiro "Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal".