O Chile celebra neste 18 de setembro, 203 anos de independência. A Conferência Episcopal Chilena lançou um site especial por ocasião do aniversário e transmitiu por streaming o Te Deum Ecumênico celebrado na Catedral Metropolitana de Santiago. “O mês da Pátria” é o título do site onde é possível ler as homilias dos últimos 5 Arcebispos durante as celebrações do Te Deum anual.
O Te Deum é um ato litúrgico de solene agradecimento a Deus e tem um caráter profundamente patriótico e de forte tradição no Chile. As suas origens remontam a 1811, ano em que o general José Miguel Carrera, como Diretor Supremo, pediu às autoridades eclesiásticas para celebrar um ato de agradecimento por ocasião do primeiro aniversário do governo nacional. A tradição prossegue até hoje.
O Chile é um dos poucos países no mundo a celebrar um Te Deum por ocasião da festa nacional; celebrações similares são realizadas na Argentina, Bélgica, Guatemala e Peru.
Desde 1971 a celebração assumiu um caráter ecumênico: o então Arcebispo de Santiago, o Cardeal Raul Silva Henriquez, convidou os bispos e pastores de outras confissões cristãs para participar do ato, atendendo a um pedido do Presidente Salvador Allende. Por este motivo, participam ao Te Deum, entre outros, ortodoxos, luteranos, anglicanos, metodistas, pentecostais e evangélicos. Também participam representantes da comunidade judaica e muçulmana.