Tem início nesta quinta-feira, 19, no Vaticano, a Plenária do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais (PCCS). Especialistas em comunicação se reunirão durante três dias para refletir sobre a presença da “Igreja na sociedade em rede”.
Entre as análises estarão a comunicação estratégica da Igreja em uma sociedade conectada, e a interação entre as Igrejas locais. Os participantes se dividirão em grupos para as reflexões e para responder um questionário que servirá de base para um documento.
“A Igreja tem necessidade de uma nova política comunicativa para adaptá-la à sua própria presença no mundo digital”, destaca comunicado do PCCS. Já existem numerosos projetos criativos e dinâmicos capazes de levar o Evangelho, eles precisam apenas de uma estrutura integrada, destaca o dicastério.
Segundo o secretário do PCCS, Dom Paul Tighe, a Igreja, por sua natureza milenária, reflete naturalmente a globalidade da Internet. "A nossa esperança é facilitar uma conexão maior entre os nossos operadores, para ajudá-los a partilhar as suas experiências", explica o secretário.
Os participantes da Plenária terão um encontro com o Papa Francisco no próximo sábado, 21.