Começa nesta terça-feira, 17, em Roma a reunião ordinária dos representantes da Conferência do Episcopado Latino das Regiões Árabes. Órgão que reúne os bispos católicos de rito latino dos países árabes do Oriente Médio, Egito e Somália. Durante os quatro dias de encontro, os bispos concelebrarão a Missa presidida pelo Papa Francisco na capela do Edifício Santa Marta.
A reunião contará com diversos temas, entre eles, as últimas iniciativas previstas para o Ano da Fé e o 50º aniversário do Concílio Vaticano II. Estará presente nas sessões, o patriarca latino de Jerusalém, Dom Fouad Twal. O organismo de ligação dos bispos da Igreja latina nos países árabes foi criada em 1967 como uma ferramenta para promover a colegialidade e comunhão entre as Igrejas locais, no âmbito da reforma conciliar.
Os recentes conflitos no Oriente Médio que têm afetado as comunidades cristãs árabes, também serão tema de reflexão entre os bispos.
De acordo com informações da Agência Fides, o encontro teria a participação do Frei Georges Abou Khazen OFM, administrador Apostólico do Vicariato Apostólico de Aleppo, porém, mílicias rebeldes o proibiram de deixar a Síria.