Começou nesta terça-feira, 3, na Jordânia um encontro entre representantes cristãos do Oriente Médio. Cerca de 70 líderes das Igrejas e comunidades cristãs se reúnem em Amã para discutir a situação do cristãos no território. A reunião foi convocada pelo príncipe Ghazi bin Mohammad, conselheiro do rei para assuntos culturais.
No encontro, sessões de estudo vão aprofundar os acontecimentos no Egito, Síria, Líbano, Iraque, Palestina e Jordânia. O Cardeal Jean-Louis Tauran, Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, confirmou sua participação no evento.
Segundo texto divulgado pela organização do evento, o Oriente Médio é o berço do Cristianismo, mas os recentes acontecimentos colocaram as comunidades cristãs diante de grandes desafios que precisam ser enfrentados em conjunto.
De acordo com o Arcebispo Maroun Lahham, vigário patriarcal para a Jordânia do Patriarcado de Jerusalém dos Latinos, é relevante o fato de que o encontro tenha sido idealizado pelo Rei Abdallah II, que se encontrou com Papa Francisco no mês de agosto.
"A Família real da Jordânia quer recolher opiniões e informações para poder oferecer uma contribuição concreta na solução dos problemas que afetam a condição de vida de muitas comunidades cristãs do Oriente Médio", destacou.
Participam do encontro em Amã, o Patriarca latino de Jerusalém, Fouad Twal, o Patriarca greco-ortodoxo de Antioquia, Yohanna X al-Yazigi, residente em Damasco e irmão do Metropolita de Aleppo Boulos al-Yazigi, sequestrado em abril passado por desconhecidos com o Metropolita sírio-ortodoxo de Aleppo Mar Gregorios Yohanna Ibrahim.