A Arquidiocese de São Paulo promove neste sábado, 31, o seminário “Justiça e Direito Igual para todos”. O evento que é organizado pela Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz da arquidiocese pretende refletir sobre a democratização e o acesso ao Sistema Judiciário brasileiro.
O Arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer e a Defensora Pública, Luciana Zaffalon estão entre os facilitadores do seminário. No debate, serão tratados aspectos sobre o que é a Justiça no Brasil, os canais de acesso e os caminhos para democratização do Judiciário, e o perfil das decisões da Justiça no Brasil.
Com base nas reflexões realizadas, os participantes do encontro, elaborarão, em grupos temáticos, análises críticas sobre o Sistema Judiciário, também levando em conta os engajamentos pastorais e sociais em que estão envolvidos, a recorrente criminalização das pessoas mais pobres, bem como a proposta de uma Justiça Restaurativa.
De acordo com Marcelo Naves, agente da Pastoral Carcerária de São Paulo, o debate sobre o Sistema Penitenciário Brasileiro é urgente. “Especialmente quando queremos criar diferentes formas da democratização dos espaços de justiça que estejam muito além da prisão, do encarceramento massivo, da intolerância do Estado para com os pobres e da criminalização das lutas e movimentos sociais. O seminário, portanto, visa a pensar formas novas de resolução de conflitos que não sejam relacionadas com a vingança, mas sim com o perdão”, analisa.
Em carta-convite para o evento, o bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e referencial do Serviço da Caridade, Justiça e Paz, dom Milton Kenan Júnior, comentou que as “estruturas sociais, políticas e econômicas orientadas pela justiça e pela fraternidade são necessárias para a promoção da vida, da dignidade, das alegrias e das esperanças dos homens e das mulheres”.