Uma missa presidida pelo cardeal dom Odilo Pedro Scherer, grão-chanceler da PUC – SP, na manhã desta quinta-feira, 22, marcou a comemoração dos 67 anos da Universidade. A missa foi concelebrada por dom Julio Akamine, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, e pelos padres Vando Valentini (coordenador da Pastoral Universitária da PUC-SP), Valeriano Costa (diretor da Faculdade de Teologia), José Rodolpho Perazzolo (secretário-executivo da Fundação São Paulo), Cássio Albério de Carvalho (Pastoral Universitária da PUC-SP) e José Ulisses Leva (professor da Faculdade de Teologia). A celebração, que contou com a participação de professores, funcionários, alunos e membros da direção da Universidade.
Em sua homilia, dom Odilo lembrou que a data de criação da Universidade é o dia de Nossa Senhora Rainha. “Não foi por acaso que o cardeal Mota [um dos fundadores da PUC-SP] escolheu essa data. Nossa Senhora Rainha é aquela que tem a percepção da realidade a partir do olhar materno, de uma sabedoria intuitiva, que compreende as dores do povo e intercede junto a Jesus para que seus filhos vivam dignamente e sejam felizes”, ponderou Dom Odilo. “Assim, também a sabedoria é o grande objetivo da Universidade. Sabedoria que não é um vão saber, que apenas envaidece e não se traduz em condução da vida em sociedade e comunidade. A grande meta da Universidade deve ser a busca dessa sabedoria para viver bem, conviver bem e orientar sabiamente a vida”, completou.
Já a reitora Anna Cintra citou dois eventos recentes que, de acordo com ela refletem esse papel da PUC-SP: a oficina para jornalistas realizada pela ACI em julho, que mostrou a Universidade e seus docentes de forma positiva em 150 aparições na imprensa nacional e internacional, e a outorga do título de Doutor Honoris Causa ao frei Carlos Josaphat, em agosto.