Desde a manhã desta quarta-feira, 14, até domingo, 18, o Santuário de Fátima, em Portugal, recebe o projeto polaco “Museu Móvel do Centro João Paulo II – Não tenhais medo”. Esta é uma iniciativa que percorre vários locais de peregrinação da Europa e tem como objetivo lembrar e promover a vida, o trabalho e o testemunho do beato João Paulo II.
O Museu Móvel está estacionado na rua lateral Sul à Basílica da Santíssima Trindade. As entradas são gratuitas e possíveis entre os período de 9h às 12h30 e de 14h30 às 18h (horário local).
Nas palavras dos responsáveis do Santuário de Fátima, o acolhimento a esta iniciativa acontece pelo fato da instituição entender que o projeto vai beneficiar a Igreja e a difusão da Mensagem de Fátima, tão intimamente ligada à vida deste Pontífice que peregrinou à Fátima por três vezes, em 1982, 1991 e no ano 2000..
O museu móvel expõe espólio de Jan Kabzinski, Vigário Episcopal da Arquidiocese de Cracóvia, do Museu Arquidiocesano de Cracóvia e do Arquivo da Cúria Metropolitana de Cracóvia.
Os conteúdos desta exposição itinerante são apresentados em um percurso dividido em três temas: lembranças de João Paulo II, apresentações multimídia e apresentação do “Centro João Paulo II – Não tenhais medo”.
Entre os objetos pessoais expostos, estão, entre outros, a batina do Papa, um solidéu, a Cruz peitoral feita por ocasião de 25 anos do pontificado, uma caneta, um breviário e óculos.
Após estes dias em Fátima, o Museu-Móvel seguirá para Santiago de Compostela, na Espanha.