Com o tema “Cuidar dos enfermos a exemplo de São Camilo de Lelis”, a Pastoral da Saúde na Arquidiocese de Salvador, realiza a Semana do Enfermo entre os dias 9 e 13 de julho. As celebrações acontecem nos hospitais Martagão Gesteira, Clínicas, Aristides Maltez, Governador Roberto Santos e Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).
Entre os assuntos dos sub-temas abordados durante a Semana estão a solidariedade, o serviço prestado aos doentes por São Camilo e Irmã Dulce, a medicina, o cuidado com o próximo e outros.
Segundo o coordenador da Pastoral da Saúde na Arquidiocese de Salvador, padre Jorge Brito, a iniciativa pretende recordar a caridade exercida por São Camilo. "Nós celebramos a Semana do Enfermo em memória do padroeiro São Camilo de Lelis. Durante a semana nós visitamos os hospitais, e os enfermos participam conosco. São Camilo cuidou muito dos doentes e viveu a espiritualidade do Cristo 'que estava doente e fostes me visitar'. Por isso a imagem do nosso padroeiro é ele abraçado com Jesus Cristo, o que significa que ele ajuda a aliviar o sofrimento de quem está em um leito hospitalar", afirmou.
A memória litúrgica de São Camilo é celebrada no dia 14 de julho. O santo foi um religioso italiano, nascido em 1550, e é conhecido mundialmente por sua caridade em favor dos doentes. Este fato, concedeu-lhe o título de padroeiro dos enfermos e dos hospitais.