Tem início esta quarta-feira, 24, a visita anual da Presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) ao Vaticano. O ápice da viagem será esta quinta-feira, 25, com a audiência com o Papa Francisco.
“Será um reencontro entre amigos, agora marcado pelo fato inédito de ser o primeiro Papa que procede da América Latina. Esta novidade não somente enche de alegria e de saudável e legítimo orgulho a Igreja de Deus na América Latina, mas aumenta a responsabilidade católica e missionária”, lê-se em um comunicado da instituição.
A presidência é composta pelo arcebispo de Tlalnepantla (México), Dom Carlos Aguiar Retes, e por dois cice-presidentes: Cardeal Rubén Salazar Gómez, arcebispo de Bogotá (Colômbia), e Dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo de Campo Grande (Brasil). Integram ainda a presidência o secretário-geral, o ecônomo e o secretário-geral adjunto.
Esta visita tem como finalidade informar à Santa Sede os programas que o CELAM realiza a serviço dos Episcopados da América Latina, e compartilhar orientações e preocupações relativas ao caminho da Igreja na região. Para isso, foram agendados encontros na Secretaria de Estado, na Pontifícia Comissão para a América Latina, na Congregação para a Doutrina da Fé, na Congregação para os Institutos de Vida Consagrada, entre outros.
Esta viagem da Presidência do CELAM adquire uma importância maior levando em consideração que precede a XXXIV Assembleia ordinária deste organismo, que se realizará em Cidade do Panamá de 14 a 17 de maio.