Nos dias 2 e 3 de maio, a Signis Brasil, em parceria com um grupo de impressos associados, realizará o 1º Seminário para produtores de conteúdo para Mídias Católicas, no Auditório Paulo Apóstolo, em São Paulo. O tema do seminário será o Dinamismo da evangelização em uma sociedade em mudança.
A Rede Católica de Rádios (RCR) conversou com a presidente de Signis Brasil, Ir. Helena Corazza, que falou sobre o objetivo do seminário. “Este primeiro seminário nasceu de um grupo de jovens que trabalham em mídias, sobretudo imprensa, preocupados com as questões dos conteúdos hoje com as mudanças sociais e dos desafios da evangelização. Então sentiram a necessidade de parar para pensar e refletir sobre estas mudanças e os compromissos que também os veículos católicos, sejam eles, impressos, rádios, sites e Tvs, enfim, de avaliar um pouco aquilo que estamos fazendo, se responde às necessidades”.
Ir. Helena destacou que o contexto atual é de mudança, inclusive nos modos de viver e compreender a sociedade e também a religião. Ela acredita que quem é produtor de conteúdos em mídias católicas precisa estar ciente destas mudanças e adotar novas linguagens de forma a ser compreendido pelos interlocutores.
Programação
Para este primeiro seminário, o programa foi pensado por produtores de conteúdo no desejo de compreender as mudanças e promover reflexão, buscando novos olhares. Da sociologia, as reflexões serão com a profª. Brenda Caranza, que estuda o fenômeno religioso hoje, sobretudo no olhar pentecostal; da Teologia com o Dr. Frei Luís Calos Susin, um teólogo com muitas publicações nacionais e internacionais e a Dra. Joana Puntel, jornalista, doutora e escritora, especialista em Comunicação e Igreja.
“Durante a exposição em cada painel, uma pessoa só fala, porque queremos privilegiar o tempo do debate, da interlocução com os palestrantes” explicou Ir. Helena.
Outro aspecto de destaque na programação será na tarde do dia 3, com trabalhos de grupos de afinidade para relacionar propostas de continuidade de acordo com cada área. A proposta de trabalhos em grupos é fazer um grande esforço para projetos conjuntos e incisivos na sociedade atual.