7 a 9 de dezembro

Hosana Brasil 2018 encerrará comemoração dos 40 anos da Canção Nova

Tradicional acampamento de final de ano da Canção Nova terá também uma novidade, o espetáculo musical que contará a história da música na comunidade

Julia Beck, com colaboração de Adilson Sabará
Da redação

Hosana Brasil 2017/ Foto: Paula Dizaró/ Canção Nova

Fechando as comemorações dos 40 anos da Canção Nova, o Hosana Brasil 2018 reunirá a partir desta sexta-feira, 7, milhares de fiéis na sede da Comunidade, em Cachoeira Paulista (SP). Com o tema “O Senhor ama Seu povo e honra os humildes com a vitória” (Sl 149,4), escolhido pelo fundador da comunidade, Monsenhor Jonas Abib, o evento contará com uma novidade: um espetáculo musical. “O grande espetáculo musical será o momento em que selaremos com chave de ouro os 40 anos da Canção Nova, contando a história da música na comunidade”, contou Rodrigo Carpaneli, responsável pela comunicação do setor de eventos da Canção Nova.

Além do espetáculo musical, o Hosana Brasil 2018 ganhou neste ano um hino. A música de autoria do cantor católico, Cassiano Meirelles, foi inspiração para a criação de um clipe oficial do hino, que foi dirigido por Rafael Silva e produzido por Nathane Rangel, Thiago Tomé e Rodrigo Carpanelli. “A música é uma inspiração da construção desse musical que nós apresentaremos dentro do Hosana Brasil. (…) A ideia da música é apresentar a grandeza desse evento que é o Hosana Brasil e também enaltecer todo esse território eucarístico e santo que é a Canção Nova e, sobretudo, celebrar as vitórias de Deus em nossas vidas e dando esse grande grito de Hosana”, contou Cassiano. O hino surgiu, segundo o cantor, para somar às outras canções já incorporados ao acampamento.

Thiago Tomé, cantor que participou do clipe oficial do hino e também auxiliou na produção, edição e ideia do mesmo, comentou sobre o novo lançamento da Canção Nova: “Nós quisemos transmitir um pouco do que é a Canção Nova para quem não tem a oportunidade de vir aqui. Muita gente vem, celebra suas vitórias, consegue visitar lugares como a cruz no Santo Cruzeiro, a Ermida de Nossa Senhora, o Centro de Evangelização, a própria Rádio Canção Nova – que é um dos marcos da nossa evangelização, foi como começamos como meio de comunicação –, o caminho da Via Sacra, e quando a gente foi pensando em como conceber a ideia do clipe, a gente foi pensando em transmitir isso para quem não viria para a Canção Nova”.

“Eu acredito que tinha que surgir algo bem impactante porque esse ano a Canção Nova completa 40 anos, então é claro a gente traz aqui o que é tradição, o que é história, mas traz também a novidade de que temos ainda muita coisa para construir. 40 anos foi só um início, o começo de tudo. Para nós o número 40 é muito marcante, 40 dias de Jesus no deserto, 40 anos do povo peregrinando até chegar a terra prometida, 40 é um número muito significativo, então depois destes 40 anos a gente inaugura um novo projeto, um novo processo. Acredito que registrar e cantar uma nova canção também marca nesse Hosana Brasil, com esse hino. É um sinal (…) que existem novos horizontes a expandir. Nos 40 anos da Canção Nova a gente inaugura um novo tempo, cantando um novo Hosana”, concluiu Thiago.

Confira o Hino Hosana Brasil 2018:

O acampamento Hosana Brasil começará mais cedo este ano, às 16h, com a Santa Missa de abertura no Santuário do Pai das Misericórdias, presidida pelo padre Marcelo Rossi. No sábado, os peregrinos acompanharão a pregação do missionário Márcio Mendes, e em seguida depositarão os pedidos e agradecimentos na barca localizada no Centro de Evangelização. A parte da tarde de sábado será de pregação com Alexandre Oliveira, missa e, à noite, o espetáculo musical e o luau. “Na missa do sábado, que será presidida pelo padre Fábio de Melo, nós celebraremos os 54 anos de vida sacerdotal do nosso pai fundador, Monsenhor Jonas Abib, que também estará presente nesta Santa Missa para celebrar o Hosana Brasil”, contou Rodrigo Carpaneli.

O último dia do Hosana Brasil será de pregação com o padre Gevanildo Torres, adoração e agradecimento pelo ano. O encerramento será com a celebração das 15h, com o padre Roger Luiz. As atividades paralelas acontecerão em momentos de intervalo, e contarão com a participação de Padre Adriano Zandoná.

Inauguração: Caminho da Misericórdia e Presépio

Caminho da Misericórdia durante construção/ Foto: Rebeca Teles

Na sexta-feira, 7, após a missa de abertura do Hosana Brasil, a Canção Nova convida os peregrinos a participarem, às 19h da inauguração do Caminho da Misericórdia. A cerimônia de inauguração será iniciada no Cruzeiro, com uma Via-sacra, e será encerrada próxima ao Presépio, que também será inaugurado. “São monumentos frutos da colaboração do povo que ajuda a Canção Nova”, afirmou Rodrigo. 

O tema

“A inspiração do tema do Hosana partiu do coração do Monsenhor Jonas. Ele trouxe para nós, dentro da moção do Hosana Brasil, essa festa que é celebrar um ano todo de caminhada. E esse ano ele escolheu um trecho do salmo 149: ‘O Senhor ama o seu povo e honra os humildes com a vitória’”, comentou Rodrigo.

Segundo o responsável pela comunicação do setor de eventos da Canção Nova, durante as reuniões de preparação e momentos de oração pelo Hosana Brasil 2018, a direção era incentivar a gratidão independente se a vitória dos fiéis foi concretizada durante o ano ou não. “Um exemplo claro é uma pessoa que está desempregada e não conseguiu um emprego até hoje e a vitória não aconteceu nesse âmbito. Sempre temos que ter um coração agradecido, e o tema do Hosana vem pra isso, para dizer que o Senhor honra os humildes com a sua vitória, independente de quando essa vitória vem, se demora, se já chegou, ou se não chegou”, sublinhou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo