“O Ano da Fé trouxe muitos frutos para o Japão”, conta o arcebispo de Nagasaki, Dom Giuseppe Mitsuaki Takami, ao falar das festividades de encerramento do Ano especial proclamado por Bento XVI.
O arcebispo destaca os bons resultados vividos em todas as dioceses do país durante todo o Ano. Ele ressalta que diversos eventos foram realizados e muitos tiveram a fé renovada pelos momentos especiais vividos.
“Muitos cristãos redescobriram a fé, também graças ao exemplo e palavras do Papa Francisco”, enfatizou o arcebispo, que agora aguarda a visita do Pontífice ao país. O convite oficial já foi feito pela Conferência Episcopal Japonesa.
“Esperamos uma resposta, mas pessoalmente posso dizer que no mês passado (…) concelebrei a Missa com o Papa, no dia 9 de outubro na Santa Marta. Após a Missa, falei com o Pontífice sobre o convite, ele não disse claramente um sim, mas expressou a sua satisfação e esperamos que ele venha”, conta Dom Takami.
O bispo de Nagasaki destacou também que a grande expectativa é para o ano de 2015, quando o Japão irá celebrar os 150 anos do renascimento da fé cristã. A data recorda a chegada ao Japão do Padre francês Bernard-Thadée Petitjean. O religioso ajudou os cristãos a manifestarem publicamente a fé após 200 anos de perseguição por parte do Império.