A Carta Encíclica “Pacem in Terris”, escrita pelo beato João XXIII, será aprofundada nesta quinta-feira, 26, na Arquidiocese do Rio de Janeiro, durante encontro na sede arquidiocesana.
O arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, fará a abertura do evento. A mediação ficará por conta do bispo auxiliar do Rio, Dom Pedro Cunha Cruz, também referencial da Comissão para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, no Regional Leste 1. Ao final das exposições, um debate abordará os aspectos fundamentais do documento.
Dom Pedro Cunha convidou aos fiéis a conhecerem a riqueza da Encíclica escrita pelo beato João XXIII, na qual ele incentiva a todos a lutarem pela paz no mundo e pela salvaguarda dos direitos da pessoa humana.
Segundo o bispo, na “Pacem in Terris”, pela primeira vez, um Papa convocou todos os homens de boa vontade a serem verdadeiros construtores da paz. A Encíclica foi escrita, em 11 de abril de 1963, no contexto da Guerra Fria, entre os Estados Unidos e a União Soviética. Para o Dom Pedro, ela tem um sentido muito atual diante dos conflitos que ocorrem na Síria.
“Nessa intenção, o Papa Francisco também tem pedido para fazermos orações, adorações e vigílias pela paz no mundo inteiro, porque não se consegue a paz, por meio da violência e das armas, mas sim pelo diálogo”, completou o bispo.