Decisão

Obama diz que EUA estão prontos para ação militar na Síria

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou neste sábado, 31, que os Estados Unidos estão prontos para uma intervenção militar na Síria. Em pronunciamento na Casa Branca, Obama ressaltou, porém, que vai esperar o aval do Congresso americano, que está em recesso até 9 de setembo.

"Nossa capacidade de executar essa missão não é sensível ao tempo; será eficaz amanhã, na próxima semana ou daqui a um mês. E eu estou preparado para dar essa ordem", disse o presidente.

Leia mais
.: Angelus: Papa anuncia dia de jejum e oração pela paz na Síria e no mundo
.: “Intervenção militar na Síria seria um desastre”, diz patriarca

Obama afirmou ainda que não espera a concordância de todos os países com a ação militar na Síria, mas pediu que aqueles que estiverem de acordo declarem isso publicamente. Ele afirmou que tomará a decisão mesmo sem aprovação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo o presidente americano, o governo sírio cometeu violência contra a dignidade humana e fere a segurança dos Estados Unidos, uma vez que pode estimular o uso de armas químicas e proliferação de grupos terroristas.

A oposição e países ocidentais acusam o regime de Bashar Al Assad de ter usado gás tóxico no ataque do dia 21 de agosto, nos arredores de Damasco, capital síria. O governo sírio rejeita as acusações e atribui a responsabilidade pelo ataque aos rebeldes.

O conflito na Síria já fez, desde março de 2011, mais de 100 mil mortos e levou o país a ser suspenso dos trabalhos da Liga Árabe.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo