O Pontifício Conselho para a Cultura anunciou novas etapas da iniciativa “O Pátio dos Gentios” – que promove o diálogo entre fiéis, ateus e agnósticos.
A grande novidade é a realização do evento, pela primeira vez, fora da Europa. O país escolhido foi o México. De 6 a 9 de maio, o Presidente do Pontifício Conselho, Cardeal Gianfranco Ravasi, participará de duas mesas-redondas sobre o tema “Laicidade e transcendência”, com a participação de renomados docentes universitários.
No dia 6 de maio em Monterrey, dia 7 em Puebla e dia 8 em Cidade do México, o Cardeal Ravasi aprofundará os temas da "Pastoral da cultura" e da "Emergência educativa" numa sociedade dilacerada por graves conflitos sociais, sendo o primeiro deles o drama do narcotráfico.
Em especial, no dia 9 haverá um debate a portas fechadas na Universidade Unam entre um grupo de 7 ou 8 intelectuais, guiados por Guillermo Hurtado, e o Cardeal Ravasi.
“Neste novo período inaugurado pela eleição do Papa Francisco, que ao diálogo entre crentes e não crentes conferiu logo um valor crucial ao seu pontificado, o Pátio dos Gentios retoma seu caminho seja em nível italiano, seja em nível internacional” – é o que se lê num comunicado divulgado pelo Pontifício Conselho, convidando para uma coletiva de imprensa para a apresentação, no próximo dia 12, das novas etapas na Itália e no México.
Na Itália, o Pátio será realizado em 20 de abril na cidade de Catanzaro, sul do país, sobre o tema “Ética, religiosidade e corresponsabilidade”, focalizando o diálogo na questão da legalidade.