O encontro inter-religioso lançado no ano passado em Foz do Iguaçu, e que reuniu mais de 4 mil pessoas na hidrelétrica de Itaipu para celebração a Maria, mãe de Jesus, terá nova edição em Curitiba, neste sábado, 23. Iniciativa da Pastoral da Criança, em conjunto com a arquidiocese de Curitiba e lideranças da Comunidade Islâmica de Curitiba, o evento com o tema “Maria, exemplo para todos nós” busca congregar as comunidades cristã e muçulmana em torno da personagem Maria, reverenciada nas duas religiões.
Maria é a mãe de Jesus Cristo, que para os cristãos é o Salvador do Mundo e para os islâmicos foi um profeta. Maria é bem-aventurada por ter sido escolhida por Deus para levar o Salvador em seu seio. “Maria é modelo de amor e doação, que se põe a caminho para servir a prima Isabel. É a mãe terna que ampara e protege seus filhos”, diz o gestor de relações institucionais da Pastoral da Criança, Clóvis Boufleur.
No Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos, a Virgem Maria (Maryam) é mencionada como exemplo de mulher em 34 citações. Tem uma surata (capítulo) intitulada "Surata Maryam" inteiramente dedicada a Maria com o relato da anunciação, gravidez e nascimento de seu filho Jesus.
A ideia do encontro surgiu a partir de evento similar realizado no Líbano para comemorar a Anunciação do Anjo Gabriel a Maria (dia 25 de março). Com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o médico Nelson Arns Neumann, coordenador da Pastoral da Criança Internacional, trouxe a proposta para o Brasil. Com a participação da Sociedade Beneficente Islâmica de Foz do Iguaçu, o lançamento do evento na Usina de Itaipu, no ano passado, reuniu 14 autoridades da Igreja Católica, líderes religiosos de nove países, autoridades civis e outros convidados.
Programa do encontro em Curitiba
O encontro em Curitiba terá início às 9 horas na sede da coordenação nacional da Pastoral da Criança (rua Jacarezinho, 1.691, Mercês) com mostra das ações básicas de saúde, nutrição e educação realizadas pela rede de voluntários em todo o país e no exterior. Ainda na sede da Pastoral da Criança, representantes das duas religiões vão falar sobre a presença de Maria na Bíbilia e no Alcorão. E os Espaços Temáticos destacarão Maria como inspiração para cristãos e muçulmanos.
Conforme a programação, às 10h30, o público fará caminhada até o Canal da Música (rua Júlio Perneta, 695, Mercês) para acompanhar a atividade principal – a celebração a Maria – que acontecerá às 11h, com a participação do sheike Mohamad Sadek Ebrahimi, do bispo Dom Moacyr José Vitti e um grupo coral. O público poderá continuar sua visita à sede da Pastoral da Criança até as 14 horas.
“Homenagear a mãe de Jesus é uma oportunidade para as famílias conhecerem com mais profundidade temas inspiradores dos exemplos de Maria”, destaca Boufleur. “É, também, oportunidade para a convivência fraterna e de incentivo para a paz entre os povos e fiéis das duas maiores religiões mundiais”.