O boletim da Santa Sé divulgou nesta segunda-feira, 18, um comunicado do Pontifício Conselho Cor Unum informando que seu presidente, Cardeal Robert Sarah e o seu secretário, Mons. Giampietro Dal Toso, irão a Jordânia de 19 a 21 de fevereiro onde foram convidados para o fórum regional da Cáritas no Oriente Médio – Norte da África – Corno da África.
Segundo o comunicado, o encontro constituirá uma importante ocasião para fazer um balanço da ajuda humanitária trazida por organizações caritativas católicas, em particular a Cáritas, aos refugiados e às vítimas do violento conflito na Síria. Estarão presentes os representantes de todas as Cáritas da região, além de representantes das Igrejas locais.
A situação em nível humanitário naquele País e em toda a região, conforme explica o comunicado, é insustentável. Algumas estimativas chegam a falar de 1 milhão de refugiados, outras 2,5 milhões de pessoas deslocadas, quase 100 mil mortes diretamente atribuíveis à violência e inumeráveis outras, cujo número é incalculável, indiretamente causadas pelo empobrecimento geral da população, principalmente causado pela própria guerra. O comunicado também informa que o rígido inverno ultimamente está contribuindo para este balanço do sofrimento de um povo, esgotado, sobretudo, nas suas faixas sociais mais indefesas e vulneráveis.
Durante a viagem, o Cardeal e o secretário visitarão também locais onde as pessoas estão alojadas, fugindo dos combates na Síria. A visita aos refugiados será organizada pela Cáritas da Jordânia e com outras organizações católicas ativas na assistência e nas intervenções humanitárias. Além disso, durante a visita, está previsto um encontro com o rei da Jordânia, Abdullah II ibn al-Husayn.