O bispo recém-nomeado de Lincoln, Nebraska, Dom James D. Conley, disse que os estadunidenses podem aprender muito com a comunidade latina sobre como viver a sua fé.
“Os latinos trazem um forte sentido de família, um grande amor pela fé católica, pelos sacramentos e a bem-aventurada Virgem Maria”, garantiu em entrevista à agência CNA. “Eles trabalham, têm filhos, procuram emprego, tentam se inserir, e nós devemos estar a seu lado”.
Dom Conley tomou posse na diocese em novembro de 2012. Ele trabalhou com os latinos pela primeira vez em seu sacerdócio quando viveu e serviu como bispo auxiliar de Denver, onde esta comunidade representa 51% dos fiéis.
Mais da metade dos católicos do mundo vivem na América Hispânica, e segundo Dom Conley, a crescente população hispânica nos Estados Unidos tem um forte impacto, de forma que deve ser levada para a vida plena da Igreja.
O prelado, de 57 anos, também refletiu sobre o impacto positivo que os jovens estão tendo na Igreja na América: “Há uma alegria contagiante quando os jovens vivem a sua fé. Descobri quando trabalhava com os jovens que o mundo precisa de seu exemplo de compromisso, fé e alegria”.
Criado em família presbiteriana, nativo de Missouri, Dom Conley se converteu ao catolicismo quando era estudante na Universidade de Kansas.
O bispo disse que se sente abençoado por ser bispo de Lincoln porque a fé e a vida familiar são muito fortes lá. “Não só temos um grande número de sacerdotes, mas eles são muito bons, trabalham duro e são santos sacerdotes”.
Existem atualmente 153 padres em Lincoln, com uma idade média de 48 anos, e 44 seminaristas. E o bispo acredita que a cidade, com cerca de 260.000 habitantes, tem a maior porcentagem de seminaristas nos Estados Unidos.