Pelo menos 40 mil jovens estão chegando a Roma para o início, nesta sexta-feira, 28, do 35° Encontro Europeu da Comunidade Ecumênica de Taizé. Até quarta-feira, 2, estão programados encontros de oração, reflexão e vida comum nas paróquias e nas famílias onde receberão acolhimento. Sábado à tarde, 29, está prevista a oração com o Papa Bento XVI na Praça São Pedro.
Segundo o prior de Taizé, Irmão Alois, o encontro com Bento XVI será um momento de alegria do Evangelho. “Hoje, muitos jovens vivem um momento difícil economicamente, por isso é ainda mais importante ir à fonte da fé e é um encorajamento para o futuro dos jovens”.
O encontro reunirá jovens de vários países e confissões; são católicos, mas também ortodoxos e protestantes. De acordo com Irmão Alois, o desejo é viver no sinal de Cristo, que une. Por isso mesmo há a vontade de celebrarem juntos em Roma, especialmente participando da oração comum com o Santo Padre.
E sobre o desejo dos jovens de Taizé para o Ano Novo, o prior da comunidade disse que a expectativa é que 2013 seja um ano de busca de novos caminhos de solidariedade, tendo em vista, por exemplo, as dificuldades econômicas e outros problemas.
“Esperamos que seja um ano de paz em muitos lugares do mundo, como a Síria, e onde há guerra e violência. Rezamos para isso”, concluiu.