O presépio montado na Praça São Pedro, no Vaticano, será inaugurado nesta segunda-feira, 24, na vigília de Natal. Ao final da cerimônia, o Papa Bento XVI acenderá a “chama da Paz”, posicionada na janela do seu escritório pessoal.
Este ano, o Presépio, montado aos pés do obelisco no centro da Praça, foi doado pela região Basilicata, sul da Itália. É obra do artista Francesco Artese, considerado um dos mais importantes representantes da escola presepista do país.
A ambientação reproduz os famosos ‘sassi’ de Matera, casas escavadas na rocha que formam a cidade velha e que são desde 1993 patrimônio da humanidade declarado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).
Dentro do cenário, são reconhecíveis as igrejas de Santo Antônio e São Nicolau dos Gregos. No topo, entre a miríade de telhados, ergue-se o campanário de São Pietro Barisano.
O ambiente humano é o da antiga civilização da Basilicata, baseada em profissões antigas transmitidas de pai para filho. As imagens de barro são vestidas com roupas costuradas à mão e inspiradas nos trajes dos camponeses daquele tempo.
Leia mais
.: Presépio no Vaticano reproduz ambiente das "Pedras de Matera"