O Papa Bento XVI enviou um telegrama de condolências pelas vítimas que foram atingidas por um terremoto na manhã desta quarta-feira, 7, na Guatemala. A mensagem foi enviada ao Presidente da Conferência Episcopal da Guatemala, Dom Rodolfo Valenzuela Núñez, bispo de Vera Paz, Cobán.
No telegrama, Bento XVI encoraja as comunidades cristãs, instituições civis e pessoas de boa vontade a darem uma ajuda eficaz a todas as vítimas. Veja abaixo a íntegra da mensagem.
“Profundamente entristecido ao saber da notícia do terremoto que ocasionou numerosas vítimas e feridos, assim como incontáveis danos materiais nesse amado país, desejo fazer chegar a todos os seus filhos e filhas minha proximidade espiritual, enquanto ofereço fervorosos votos para o eterno descanso dos falecidos e elevo orações ao Onipotente, para que conceda o seu consolo aos afetados por tão grande desgraça e inspire em todos sentimentos de solidariedade fraterna para enfrentar as adversidades.
Também encorajo encarecidamente as comunidades cristãs, instituições civis e pessoas de boa vontade para que, nestes tristes momentos, prestem uma ajuda eficaz às vítimas, com espírito generoso e solícita caridade. Com estes sentimentos, enquanto invoco a amorosa proteção de Nossa Senhora do Rosário, imponho a confortadora Benção Apostólica, como sinal de afeto ao querido povo guatemalteco, tão presente em meu coração".